3.11.2016

Não se enquadre, empodere-se!

Em nossa sociedade, as pessoas tem uma visão deturpada sobre o movimento feminista, principalmente nossas irmãs, mulheres. Podemos notar claramente que, quando falamos a palavra "feminismo" as pessoas, já olham para você assustadas achando que você vai tirar uma metralhadora da bolsa — que? — e atirar em todo mundo que não é feminista. NÃO! NÃO gente, NÃO!!
Mas, o que tem haver empoderar com feminismo? Tudo. Uma das principais ideias do feminismo é o empoderamento, a auto aceitação de si mesmo. Então, como o feminismo pode ser visto como algo tão ruim? Simples, por que a sociedade machista e patriarcal tem medo das mulheres perceberem o quão boas elas são sendo apenas mulheres.
Há uma certa problematização quando o assunto é, crianças cacheadas ou crespas alisarem seus cabelos. Vejo muito essa problematização, principalmente nos grupos de cacheadas/crespas das quais participo. Em primeiro lugar, eu não quero tomar o local de fala de ninguém, mas sinto a necessidade de informar uma frase que, me incomodou muito. Em um dos grupos das quais participo sobre maquiagem — nossa, você é "feminazi" e se maquia — uma criança entre 9 a 11 anos, super feliz por que havia alisado seus cabelos quimicamente. Muitas criticaram o ato pois, muitas moças tiveram seus cabelos alisados durante infância e até mesmo adolescência e se arrependeram muito disto. Estávamos questionando a felicidade da menina, ela estava tão incomodada com o cabelo dela a ponto de querer alisar, foi por algum motivo muito forte, como algum tipo de bullying/preconceito na escola, ou até mesmo por causa da mídia em si que sempre engrandece tanto o cabelo liso. Uma moça havia comentado que "é melhor ela se padronizar na sociedade do que sofrer bullying" OI??? Não entendi!
Este tipo de pensamento me lembra muito a ideia "você vítima, é a culpada". Uma pessoa não pode ser ela mesmo por que é mais fácil ela ser o que os outros querem do que ensinar as crianças desde cedo a se empoderar e a respeitar a diversidade??? Sério isso produção?
Desde muito nova eu sofri muito bullying e até hoje não consigo me aceitar verdadeiramente ou por muito tempo, e maior parte da minha vida ouvi a frase "é só uma fase, é coisa de criança, isso passa", mas não passa! Preconceitos estão aí, por toda parte bem visível, racismo, gordofobia, machismo, homofobia, todos os preconceitos estão aí, e você ainda tem coragem de dizer que prefere ser o que você não quer ao invés de ajudar a mudar a visão/pensamento da sociedade? Se tivessem me ensinando o empoderamento quando criança, que era normal eu ser do jeito que era, que o bullying era apenas crianças com uma visão cega por causa dos adultos, muito provável eu seria uma pessoa muito melhor hoje em dia.
"Não ensine as meninas a se enquadrar neste sociedade, ensine-as a se empoderar e ser elas mesmas."
P.S.: Gente do céu, eu estou bem desaparecida por aqui, estou tendo muitas coisas para fazer na faculdade e no curso e acabo ficando muito cansada, mas relaxem que eu estou com muitas ideias que me breve colocarei em prática, e quanto aos vídeos, irei continuar, estou esperando chegar umas coisinhas para começar, e também terá um vídeo sobre cabelo o/ se vocês me acompanham no Snapchat jhessycarvalhos ou no IG, perceberá que tirei o pigmento preto do cabelo o/ haha em breve novidades capilares viu ^^

12 comentários:

  1. Eu nunca presenciei bulling, ainda bem! Porque não sei como seria a minha reação. Mas acredito, pelo que tenho escutado, que o preconceito vem diminuindo cada dia mais, pelo menos é o que esperamos.

    Eu entendo, também tenho ficado muito sumida. Rs. Mas aos poucos voltamos.
    Beijocas! Boa sorte aí.

    Nova postagem: http://fabbilemos.blogspot.com.br/2016/03/testando-produtos.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post e concordo plenamente com o que você escreveu. Eu também já sofri bullying e perdi tanto tempo tentando me encaixar em algo que eu não era, seria ótimo se alguém tivesse conversado sobre empoderamento comigo na infância.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  3. Essa sociedade nos obriga a cada coisa que depois de um certo tempo parece que a gente é que deve se enquadrar nela, e no caso, é a sociedade que deve aceitar as diferenças.
    Tem cada coisa nesses grupos do face que as vezes prefiro só observar pra não me estressar, ou simplesmente não entrar neles.
    Fiquei curiosa sobre o seu novo cabelo.
    O novo layout ficou legal. Gostei dele. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe vou gravar pintando o cabelo com a nova cor *-*

      Excluir
  4. Adorei o texto! Bullying e algumas situações ocorridas na infância ou pré adolescência da garota, associada a algumas imposições da sociedade, podem destruir a alto estima e deixar marcas pro resto da vida. Meninas sofrem mais pressão em relação a aceitar a si mesma do que os meninos. É sobre isso que precisamos refletir, debater e lutar para mudar.
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jess!
    O empoderamento feminino é a nossa melhor arma contra essa sociedade machista e escrota. Adorei o seu post, é muito esclarecedor e super compreensível. O novo visu do blog ficou show, amei <3
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu concordo. Nunca falei assim em meus blogs, mas sofri bullying desde sempre: primeiramente: meu cabelo, era uma juba, mas eu não mudei por causa dos outros (graças a Deus), porque ele dá trabalho cacheado e eu não quero ter que ficar cuidando (ele fica muito oleoso crespo). Segundamente, eu sempre sofri bullying por causa do cranio-facial, caso não saiba também, mas tu sabe, o meu cranio-facial é torto. No caso, o lado esquerdo é mais baixo que o direito, então só cirurgia. Eu concordo pelo fato de que nós temos de ser nós mesmos, se formos do jeito que as pessoas querem seremos seus clones e não podemos deixar que nossa essência vá embora... cada um é único do seu jeito. Amei o layout aqui ♥
    http://nostalgiadoutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Como eu amo ler textos que uma feminista escreve e que é totalmente compreensível com o que eu sinto por que, cá entre nós, tem feministas e feministas.
    Essa coisa que tu disse, concordo. A pessoa falar que é melhor ela seguir o padrão do que sofrer por não ser, é tão ridiculo. Não quero mesmo que um filho meu cresça em um mundo onde se ele não for de tal maneira, ele não será aceito. Por isso que eu vou ensinar ele e todas as pessoas a minha volta que você tem que ser quem é e lutar pelo o que acredita. Sou mulher, sou feminista, uso maquiagem, não curto pelos, não odeio os homens, não sou uma vitima e luto pelos direitos que eu acho certo lutar, eles sempre pelas mulheres, pelas crianças, pelo mundo... Lutar por algo chamado paz na humanidade.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto, eu passei por isso também de mudar a textura do cabelo para liso por causa de preconceito, mas agora estou livre das quimicas e me aceitando do jeito que sou. :)
    Beijo!
    http://meninacacheadasim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A gente podia ser quem a gente é sem ter que se preocupar com os outros né? Mas né complicado...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Escrevi um texto sobre isso que ainda não publiquei, fico muito chateada quando as cacheadas atacam as lisas, eu sempre tive cabelo cacheado porem sempre manto a minha opinião de que cada um faz o que quiser da vida, querem sair de um padrão para entrar em outro. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Meu comentário não teve muito haver com o que vc escreveu eu sei kkk foi apenas uma observação que observo no grupo das cacheadas que me incomoda mt tb

    ResponderExcluir

Bom se você comentar aqui por favor fale da postagem e se você seguir avise-me que esta seguindo mais por favor fale da postagem, comentários como "seguindo, segue de volta" serão totalmente ignorados, comentários ofensivos a mim ou a qualquer outro blog sera excluído e ignorado, obrigado pela atenção.
Blog II *u*
RAWR Jhessy

Alguns emotions para você usar:

♥❤∞ ☆ ★ ✖ 。◕‿◕。® ™ ☏✿゚✤
(◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕)◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐
●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●
⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙
≡(▔﹏▔)≡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...