2.20.2016

Como é a universidade particular? — Opinião Pessoal e dicas

Como citei alguns posts atrás, eu estava atrás da documentação e etc para a minha faculdade — ainda falta ir no banco, mas é mais tranquilo — eu consegui 87,32% pelo Fies, não chega os 100% porém, ajuda bastante, mas farei o Enem novamente para ano que vem depender apenas do Prouni e não do Fies.  Enfim, eu consegui finalmente entrar para universidade/faculdade, estou na Ulbra — creio que tenha em algum lugar do Sul também — cursando psicologia — não, eu não sou louca.. eu acho — bem, faz uma semana que comecei e não sei se, estou adepta a falar sobre mas, quero muito compartilhar com vocês tudo o que houve e o que pensei. 
Primeiro vamos ao grande fato: Particular X Pública. Olha, primeiro deixarei claro que, estarei falando da universidade pública da minha cidade okay? A maioria dos meus colegas estão nas faculdades particulares pois, não conseguiram ingressar na pública — usando meios de bolsas — e a cada 10 alunos das públicas, 9 vieram de escolas particulares super fodonas, e na minha sala que é uma faculdade particular, a maior parte é de escola pública.. então, já temos essa diferença. 
Maioria (maioria) dos estudantes da faculdade pública daqui, tem condições financeiramente boas e, a maioria da faculdade particular, não tem.
A infraestrutura da particular é de fato muito boa, eu gostei bastante, além de ser até que bonita é organizada. Os professores, ao menos esta semana, eles se mostraram muitos prestativos e, para nossa surpresa, todos os professores — com exceção de uma — são formados na faculdade pública. Eles tem um conhecimento muito amplo, pegam um pouco no pé e, temos vários meios de estudos ao nosso acesso.
Eu sempre tive muito preconceito com faculdades particulares, sempre achei que na hora do emprego ia pesar, eu ia perder minha vaga para aqueles que são de pública mas, depois de uma conversa com umas meninas da instituição pública, pude ver que, não adianta nada você estar na pública se, só tem greves e nada de aula, e um grande fato é, quem faz a instituição é os alunos.
Se você não correr atrás para estudar, aprender, focar e tentar... não vai ser nome de instituição que vai fazer você ser o fera no curso. Ou seja, eu perdi esse preconceito com a instituição particular e estou vendo que é tão boa quanto pública, só depende do aluno — e antes que venha falar que, qualquer passa por que está pagando, não é assim não! Você tem que estudar e muito para passar nas matérias e, a maior parte da sala são alunos bolsistas de Prouni, Sisu, Fies acredite, eles/nós, não podemos nos dá a folga de reprovar — qualquer lugar onde você esteja, estude e se esforce, pois tudo depende de sua força de vontade para adquirir o conhecimento.
Quando cheguei na faculdade, estava muito nervosa, não sabia para onde ia, onde era minha sala e nada de nada. Então grudei numa menina que estava passando, já perguntei se ela sabia onde era sala de psicologia mas, era novata também — do curso de direito — fomos até uma moça perguntamos e depois seguidos até o auditório. Lá, ouvi uma piadinha machista sem graça do diretor mas depois, meio sem graça ele consertou dizendo "piada machista esta, desculpe" ¬¬' ok, raivas a parte. Depois seguidos a professora de psicologia e bah. 
Estou sentada na zona do conforto. Se ninguém sabe onde é a zona do conforto é ao lado da parede.
Já temos textos para ler, atividades para fazer, e ideias de futuros trabalhos. Adoro ir para a faculdade mas, detesto as aulas hahah, não o fato de estudar pois, as aulas são sim muito interessantes, elas te prendem mesmo mas, ficar a noite toda com apenas um professor, e um intervalo de 10 minutos onde, a cantina é lotada e cara, é complicado.
A única aula que odiei de fato é, anatomia, no caso aqui foi dado o nome de Morfologia.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/14/2a/f5/142af5f6474f946eb5ca1070e455c06a.jpg
Dicas:
Chegue cedo nas aulas. Mesmo você não levando  bronca de professores, é bom chegar na hora certa para você conseguir pegar toda aula, as matérias não são nada fáceis e quanto mais atenção você tiver, melhor é.
Não falar recreio. Todos zoam mas, eu sou mais de bobs e já falei "o recreio é meu e se eu quiser chamo ele de Augusto". Lembrei no menino do livro. Mas, relaxa, isso vai acabando as poucos.
Não faça inimizade. Estou falando sério, você vai ficar 4 ou 5 anos olhando para a cara da pessoa — isso se ambos passarem — e meu curso é 5 anos então... vamos tentar não ser inimiga de ninguém.
Saber quem é seu amigo. Isso é bem sério, se você faz amizade com quem só conversa e bagunça, maninho do céu, sua vida vai ser terrível. Trabalhos atrasados, matérias confusas enfim, fique junto de quem estuda. 
http://comicsalliance.com/files/2011/06/bestart.jpg
Bem, minha sala está querendo fazer uma farda e você deve pensar, nossa passou 12 anos usando farda na escola e quer agora na faculdade. Gente, prestem atenção, primeiros dois dias é super legal ir de roupa normal mas depois, você se pega desesperado por que não tem roupa suficiente hahahah e vai repetir a mesma blusa 4 vezes. Não ligo tanto mas, não quero gastar minhas roupas de sair então, estamos fazendo umas ideias de blusas bem legais que fujam do padrão "normal", ou seja, se você está achando a ideia de não ter farda na faculdade legal, quando você entrar na faculdade, vai está implorando para todo mundo fazer uma blusa como farda pois, não vai mais aguentar ir com suas blusas de sair.

13 comentários:

  1. Adorei o post! Fiz particular, aqui na minha região não tinha o curso que eu queria na pública, mas gostei muito viu!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que esta gostando da sua faculdade. É bom mesmo se juntar com os que gostam de estudar, se esforçam e estão ali pra aprender. Eu também já tive preconceito com faculdades particulares, mas depois percebi que o importante é o esforço do aluno. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou bolsista em faculdade particular e é como você disse mesmo. Acho que a dificuldade é praticamente a mesma da pública, a única diferença é que na particular não tem greves.
    Agora eu já prefiro ir pra faculdade com roupa de sair mesmo, rs. Acho tão estranho todo mundo vestido igual.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  4. Tudo tem seu lado bom e ruim, é a vida HAHAHAHAH

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu também estudei em faculdade particular. Fiz um semestre de Nutrição, até que fui para Design de Moda, na mesma faculdade. Foi bom! Mas tenho vontade de fazer mais outra faculdade. Rsrs.
    Boa sorte pra você!

    Tem postagem nova:
    http://fabbilemos.blogspot.com.br/

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post sobre como é a universidade particular, a minha mãe terminou a dela ano passado. Estou te seguindo.
    Beijos! Espero sua visita no meu cantinho.
    Cacheada Sim!
    Canal no YouTube.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não estudar numa faculdade particular, tenho curiosidade de saber como funciona as coisas por lá. Seu post foi bem esclarecedor! Adorei as verdades que você falou, de um jeito bem humorado!
    Realmente, tudo depende da dedicação da pessoa!
    bjs

    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse post me ajudou bastante, tenho dúvidas quanto onde estudar. :3
    Eii Jessie, eu te indiquei para reponder uma tag. Passa no meu blog para conferir ♥

    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/2016/02/tag-irmandade-dos-blogueiros-do-mundo.html#more

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse post! Ainda não entrei na faculdade (pretendo entrar ano que vem, se Deus quiser vai dar tudo certo!), mas mesmo assim seu texto esclareceu muitas coisas pra mim, vou até salvar pra lembrar dessas dicas no ano que vem! Ah, e eu acho uma ótima ideia ter farda, na minha escola tinha só a camiseta de uniforme e eu já sofria pra não repetir as partes de baixo, agora imagina sem uniforme nenhum, eu ia pirar hahaha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  10. Eu tô me formando em uma particular e concordo com certas coisas. Eu só gosto da minha e eu só a fiz pq é a melhor no meu curso e bom, eu sou apaixonada por todos meus professores. Mas de resto é pura ilusão UHDKUAHDKAUHKUHK o bom é que não tem greves e nem nada do gênero, às vezes a minha nem feriado dá. Apesar que na minha, ao menos vejo nosso dinheiro (apesar de bolsista) sendo revertido em reformas e materiais para nossos laboratórios.

    Eu realmente curti seu post, ficou bem legal! O ruim em qualquer faculdade é que, a gente tem que por nossos roupas dahoras, e odeio por roupa bonita para pegar busão, vou toda horrível UHDUHUSAHDKAUHD

    bjs,
    Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jess!
    Adorei o post, esclareceu bastante minha opinião sobre o assunto. A verdade é que seja na publica ou na particular, o importante é a motivação e dedicação dos alunos e professores. Amei tudo o que você falou, me ajudou muito, obrigada linda <3
    Beijinhos

    Borboletas de Papel
    | Dossiê Cultural

    CURTA A FANPAGE DO BLOG, É NOVINHA ♥

    ResponderExcluir
  12. Ah, Jessie, nem me fala em faculdade. Tô ansiosa para começar, mas ao mesmo tempo nervosa por esses fatos, novata, acostumada a falar "recreio"(haha). Enfim, espero que tu se adapte, a faculdade que vou fazer são apenas dois anos, então vai ser mais tranquilo se eu fizer alguma inimizade ou sei lá (brincadeira, hahah)...
    http://nostalgiadoutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Primeiro cheguei no seu blog acidentalmente pois vi seu comentário em outro blog e vi que vc tinha o mesmo nome que o meu, aí eu pensei: Pera, ela também se chama Jessie?? Como assim??? Aí vim até seu blog e descobri que é só apelido, fiquei meio triste porque achei que tinha encontrado outro ser humano com esse nome, mas na verdade não. Enfim, desnecessário eu ter começado meu comentário dessa forma, mas vamos ao que interessa.
    Você está completamente certa em relação ao uniforme, comecei a faculdade esse ano e fiquei super contente pois iria usar minhas roupas favoritas, já que minha escola era bem rigida em relação ao uniforme, mas aí percebi que eu não tinha roupa suficiente para ir a faculdade e estava usando TODAS as minhas roupas de sair, agora estou providenciando minha camiseta da facul pois não da pra fica usando as roupas de sair pra ir a escola né kkk
    Eu tenho muita vontade de fazer psicologia, eu to cursando logística (tipo, nada a ver comigo, mas né) e fiz um trabalho sobre estresse, então li muitos livros de psicologia para fazer um bom conteúdo e eu AMEI, achei invrível mesmo. Então por favor, faça outros posts falando dessa faculdade, como é, quais as matérias e tal, pois eu estou pensando em mudar de curso, será que é uma boa?
    Bem, falei demais kkkkk então Mil beijooos
    http://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bom se você comentar aqui por favor fale da postagem e se você seguir avise-me que esta seguindo mais por favor fale da postagem, comentários como "seguindo, segue de volta" serão totalmente ignorados, comentários ofensivos a mim ou a qualquer outro blog sera excluído e ignorado, obrigado pela atenção.
Blog II *u*
RAWR Jhessy

Alguns emotions para você usar:

♥❤∞ ☆ ★ ✖ 。◕‿◕。® ™ ☏✿゚✤
(◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕)◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐
●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●
⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙
≡(▔﹏▔)≡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...